O que é LUFS?
Imagine que você está mixando a trilha sonora de um filme. Existem algumas cenas extremamente altas com explosões e música intensa, e outras com quase nenhum som enquanto os personagens ficam sentados em silêncio. Quão alto deve ser a mixagem geral?
Para fazer um julgamento, você precisa levar em consideração toda a duração da mixagem. Essa medição é chamada de intensidade integrada. Está gravado em LUFS.
Cinema e TV têm padrões para volume integrado que são definidos em valores LUFS.
LUFS integrado informa sobre todo o arquivo de áudio, mas você precisa ver mais de perto as seções individuais de som para obter a imagem completa.
Mesmo se sua trilha atingir o alvo LUFS geral, ainda pode haver algumas seções que estão muito altas ou muito baixas. LUFS de curto prazo fornece a percepção do volume nos últimos três segundos de áudio
Em algum momento da história da engenharia de áudio, a indústria musical decidiu que as gravações deveriam ser altas. A ideia era que os ouvintes iriam subconscientemente preferir o CD que soasse mais alto em seu CD player.
As evidências para apoiar a teoria eram escassas, mas desencadeou uma corrida para ultrapassar os limites, chamada de "guerra do volume". Eventualmente, a tendência acabou e o volume reinou quando plataformas de streaming como Spotify e Apple Music assumiram o controle.
Essas plataformas usam LUFS para avaliar o volume. Como o LUFS indica o volume percebido, os engenheiros não estão mais correndo em direção ao limite físico do headroom do meio. Em vez disso, eles estão mirando em um alvo que está muito mais sintonizado com a forma como os ouvintes percebem o volume - e não está nem perto do máximo!
Entender essa mudança de paradigma é importante para saber como você trabalha com sua mixagem em seus estágios finais de desenvolvimento. Na maioria dos fluxos de trabalho, esses problemas surgirão mais durante a masterização. A masterização moderna é uma forma de arte altamente técnica que leva seus níveis de volume ao limite - mas nunca acima disso.
LUFS é a ferramenta que torna isso possível. Medir o áudio corretamente e atingir os alvos certos é uma parte fundamental de qualquer processo de masterização.
Jamais deixe de conferir isso em seu trabalho, não seja a pessoa que acompanha o que muitos fazem somente para ter QUANTIDADE, existem artistas independentes que colocam músicas todos os dias nas plataformas digitais, captam o audio, fazem uma mixagem básica, fazem uma masterização com ganho de volume nas alturas, e lançam, e isso em um loop diário, o que acontece é que a pessoa acaba sendo recomendada pela quantidade de músicas que coloca na plataforma, mas nunca pela qualidade sonora, LUFS é importante, pois você enviar sua faixa para a plataforma digital com volume, mas tudo em seu devido lugar é o diferencial de amadorismo para profissionalismo, e isso conta muito a longo prazo.
0 comentários