Gravar vocal em mono ou estéreo?

by - novembro 02, 2019

Eis uma pergunta que até hoje gera dúvidas, é normal e você não é o único que pensa isso, existem produtores que trabalham com a gravação do vocal em mono e tem os que trabalham com a gravação em estéreo, isso vai do ouvido e idéia de quem já sabe o que vai fazer na mixagem.


Bom, essa dúvida é algo bem simples de se saber, mas tem muitas pessoas que ainda assim não sabem o significado de mono e estéreo, vou tentar explicar da forma fácil, e foi a que eu aprendi lá no passado. Qual a diferença de mono e estéreo?

MONO:
Gravação em um único canal, centralizado, sem a sensação de profundidade/espaço.

ESTÉREO:
Gravação em repartição R/L, você sente a profundidade e espaço de onde está sendo gravado o audio, tanto pra esquerda quanto pra direita do seu ouvido.

Eu sempre gravei minha voz em mono, e aconselho aos que me seguem a fazerem a captação em mono, ela te dá uma voz mais direta sem a sensação de direção de que o audio foi gravado um pouco mais pra esquerda ou direita, diferente do estéreo que te dá essa sensação. Se você pegar um microfone e colocar a gravação do audio em estéreo, começar a falar, se chegar a boca falando mais pro lado esquerdo, ao escutar você sente que a voz foi falada mais pro lado esquerdo e vice-versa. E isso na hora da mixagem da voz principal é ruim, pois você sente o audio transitando, e acaba sentindo um desconforto no final.

A vantagem da gravação em mono pra voz principal, é que ela te deixa no centro do "palco" (visando a mixagem), e isso te dá a liberdade de distribuição com um plugin em estéreo, apenas ESPALHANDO o vocal pras laterais com minimas porcentagens de forma manual, e controlada. 
Um erro que muitas pessoas cometem, é achar que duplicar o audio, jogar um pro lado esquerdo e um pro lado direito, a voz estará em estéreo e não, se elas tiverem a mesma porcentagem pras laterais, você ainda tornou sua voz em mono, mas por exemplo, se aplicou 90% pra um lado e 80% pro outro aí sim você tornou sua voz em estéreo pois tem a profundidade e espaçamento.

A facilidade e qualidade da voz principal gravada em mono, é o que diferencia muitas mixagens que se ouve nos dias de hoje, se escutar muitas musicas dos anos 70/80/90 por exemplo, um Michael Jackson, você consegue sentir aquela voz principal presente bem centralizada, e diferente das dobras/backing que são mais puxadas pras laterais de forma controlada pelo produtor (estéreo), levando em conta dos efeitos em analógicos que tem uma qualidade melhor, mesmo assim elas batem em termos de qualidade em 99% das músicas que ouvimos nos dias de hoje.

Agora, quando você tem seu vocal principal em estéreo bem sensível, suas dobras em estéreo, a mixagem do seu beat com um hat, um snare e etc ... em estéreo, você tem um som confuso e embolado, pois não é capaz de sentir a profundidade e espaço que seu som poderia ter e dar uma sensação mais confortável ao ouvido.

E aí, esse post te ajudou? se sim me conte aqui nos comentários!

You May Also Like

3 comentários