Desvalorização dos produtores musicais
Antes de tudo, já quero dizer que esse assunto veio a mim por um monte de pessoas/produtores que trabalham com, Rap/Trap/RnB e outros .. e sinceramente eu concordo com 99% do que me disseram.
Hoje em dia com a "facilidade" de fazer músicas em casa, com apenas um computador e um microfone e uma grande idéia e diferencial, você pode fazer ótimos trabalhos. Além disso também tem os beatmakers, os criadores do beat que complementa o som, que sinceramente são os que fazem muitos artistas serem reconhecidos nos dias de hoje, e a desvalorização dos produtores em geral, seja os que mixam e masterizam a música, ou os beatmakers, É GIGANTE, muitos artistas independentes querem apenas que alguém abraçe a sua idéia e faça esses trabalho duro de "graça". Lembrando que o assunto não vale apenas para a parte financeira, e sim depois de pronto o som, nem um obrigado entra na lista, muitos artistas independentes acham que colocar o nome dos produtores na descrição de um audio/vídeo no YouTube por exemplo é algo grandioso. Posso te garantir que 70% das pessoas abrem a descrição do vídeo clipe/lyric video/audio no YouTube, apenas para olhar se tem a letra, ou para ver se tem algo relacionado as redes sociais do artista, que por um impacto ela gostou do trabalho, mas teve cerca de algumas pessoas por trás trabalhando para que o som ganhasse vida, e não apenas o artista.
Conheço muitos artisas que já vieram com esse papo de que, "Faz essa mix/master pra mim, QUANDO DER CERTO, TU VAI ESTAR COMIGO", já aconteceu de eu fazer esses tipos de trabalho, e em uma primeira oportunidade de um feat desse artista com outro artista/produtor, que tinha uma posição financeira/talento melhor que a minha naquele momento, o artista simplesmente nem lembrar da minha existência, foi ai que eu vi que o fato de muitos produtores não serem valorizados, é que os próprios produtores em um momento não mostra valor pelo seu trabalho, dedicação, tempo e esforço.
Conheço beatmakers que fazem excelentes beats, nível PROFISSIONAL, mas acabam vendendo suas horas de dedicação, muitas das vezes noites acordadas em prol de fazer um lindo beat, por valores muito abaixo do que vale, e tudo isso porque se não for assim, não vende, ou ninguém saberá quem é o produtor do beat, ou "me dá beat de graça".
São muitos os casos que chega ser triste, lembrando que nem todos os artistas pensam dessa forma, tem muitos artista que valorizam 100% o produtor que se esforça para fazer seu trabalho ter uma gigante qualidade, e assim alcançar centenas de milhares de pessoas, mas digamos que é cerca de no máximo 25% de artistas que pensam assim, a concorrência é GIGANTE, muitos artistas buscam o mais barato, ou os PARÇAS que fazem um grande trabalho esperando o dia que isso for de trazer resultados, se der resultados tá legal, mas se não der dane-se seu esforço, isso seria egoísmo? seria olhar pro próprio umbigo?
Isso acontece também na parte audiovisual, tem um filme que se chama, "U Shoot Videos?" feito pelo Morgan Cooper, e ele retrata o que acontece nesse mundo, eu te aconselho 100% a assistir, pois vale muito a visão que ele passa nesse filme relacionado ao mundo da produção musical e audiovisual.
1 comentários